etmsl   ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÕES 02/2021

Considerando a publicação do Decreto nº 6.583 de 09 de julho de 2021, que dispõe sobre o retorno gradual das atividades presenciais na rede de ensino de Sete Lagoas, a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas - ETMSL mostra-se preocupada em diminuir os efeitos do distanciamento social, disseminação da COVID, bem como garantir a qualidade do ensino técnico e a saúde de toda a sua comunidade escolar. Assim, para amenizar os problemas de absorver todos os alunos de uma mesma sala, numa mesma aula, respeitados os protocolos sanitários, ao retornar suas atividades presenciais, se valerá do ensino híbrido, com base na Portaria SMEEC nº 300 de 14 de julho de 2021. Como alternativa poderá oferecer, de forma on-line, as aulas teóricas, e as atividades práticas, presencialmente ou por meio do ensino remoto. O Ensino Híbrido é um modelo educacional constituído por mais de uma estratégia de acesso às aulas, que envolve momentos/atividades presenciais e não presenciais, com o intuito de favorecer o desenvolvimento do estudante, a personalização da aprendizagem, a promoção de sua autonomia, com o retorno gradual e seguro dos estudantes às atividades presenciais. Ele se destaca pela flexibilidade, mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e que tem por característica a mediação tecnológica que traz inúmeras possibilidades (Moran, 2018)1.

A Teoria da Atividade reconhece os diferentes estilos de conduta e motivação dos aprendizes na interação com os objetos de conhecimento e a importância da diversificação dos espaços e atividades de ensino. Não é possível controlar a aprendizagem, todavia pressupõe que planejar o ensino é planejar as oportunidades de aprendizagem. O ambiente escolar é entendido como um lugar que promove oportunidades de aprendizagem, contudo deve ser entendido em sentido amplo e não reduzido a espaço físico (Moreira et. al, 2011)2.

Diante o exposto e conforme calendário escolar do 2º semestre de 2021, as aulas iniciarão no dia 28/07/2021, de forma remota, pelo Meet, e o calendário de aulas práticas presenciais será divulgado com antecedência para toda a comunidade escolar. Vale ressaltar que para a oferta das aulas presenciais, a ETMSL tem se preparado para atender o Protocolo Sanitário de retorno às atividades escolares presenciais, disponibilizado pelo Estado de Minas Gerais.

Sete Lagoas 15 de julho de 2021.

Elis Cristina de Souza

Diretora da ETMSL

1 Moran, José. 2018. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. p.1-25. In: Bacich, Lilian. Moran, José.

Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorica-prática. Penso, Porto Alegre, Brasil.

2 Moreira, A. F.; Pedrosa, J. G.; Pontelo, I. 2011. O conceito de Atividade e suas Possibilidades na Interpretação de Práticas

Educativas. Rev. Ensaio, vol. 13, n. 03, p. 13-29. set-dez 2011. Disponível em: <

https://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03-00013.pdf> Acesso em: 28 abril 2021