CARACTERÍSTICAS DO CURSO

Oferece Educação Profissional para capacitar profissionais competentes e comprometidos, com o desempenho das atividades comprovando a necessidade do curso devido às características do Município de Sete Lagoas, que apresenta um parque industrial moderno e diversificado, com indústrias ligadas a setores dinâmicos da economia. Cita-se, como exemplo: SADA FORJAS, CERÂMICA SETELAGOANA, CEDRO CACHOEIRA, BOMBRIL, ITAMBÉ, IVECO, PEPSICO, AMBEV, CARTERPILLAR, além de mais de 20 empresas siderúrgicas.

As características atuais do setor produtivo tornam cada vez mais tênues as fronteiras entre as praticas profissionais. Um técnico precisa ter competências para transitar com maior desenvoltura e atender as várias demandas de uma área profissional não se restringindo a uma habilitação vinculada especificamente a um posto de trabalho.

 OBJETIVOS 

Capacitar o Técnico em Eletrotécnica para executar tarefas relativas ao planejamento, avaliação e controle de projetos de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções, outros documentos específicos e utilizando-se de instrumentos apropriados, para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento dos mencionados equipamentos.Capacitar o Técnico em Eletrotécnica para executar tarefas relativas ao planejamento, avaliação e controle de projetos de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções, outros documentos específicos e utilizando-se de instrumentos apropriados, para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento dos mencionados equipamentos.

 

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

Ao final da Habilitação Profissional de Técnico em Eletrotécnica - Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais, o aluno estará apto a:

 -    Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.

-      Aplicar normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial.

-   Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.

-       Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício.

-       Aplicar métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção.

-     Projetar produto, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos.

-      Elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.

-       Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.

-     Avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.

-  Desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.

-       Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.

-       Conhecer projetos de instrumentação em linhas de produção.

-       Conhecer e avaliar os princípios de automação industrial e residencial.

-     Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

-      Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas.